quarta-feira, 17 de novembro de 2010

HARMONIZAÇÃO ( INICIO )





MÚSICA

Música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma por meio dos sons.
A música divide-se em 4 partes fundamentais, que são:
1)         Melodia à que é a combinação dos sons quando são executados uns após os outros formando um sentido inteligível;
2)         Harmonia à é a combinação dos sons quando são executados juntamente (dois ou mais sons), formando um conjunto que soam como se fossem um só.
3)         Timbre à é a propriedade que tem um som de ser diferente dos demais, mesmo quando têm em comum o nome, mas soa diferente dos outros;
4)         Rítmo à é a arte de combinar os sons, subdividi-los e organiza-los dentro de determinados espaços de tempo, criando uma variação de estilos e forma de executa-los.

As propriedades da música e suas diversas variações foram criadas em função de tempo e de combinações.

O princípio gerador das combinações é uma seqüência de sete notas (sons), que é chamada Escala Base.
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

Que se repetem quase que infinitamente tanto no sentido positivo (ascendente (à)) quanto no sentido negativo (descendente (ß)). Damos o nome de Agudos aos sons Ascendentes e Graves aos sons descendentes.
Criou-se, para efeito de organização, uma definição que todo os sons são gerados à partir do chamado central no piano. Sendo sua freqüência variável em 4,100 Hz. Daí partimos em ambos os sentidos formando as escalas.

Como estas sete notas têm um combinação perfeita, mas que partindo de outra nota que não seja o DÓ central, dá se a impressão de que não forma o mesmo sentido. Daí criou-se os intervalos, que são notas que estão entre as sete notas convencionais. Para representa-los, das sete notas existentes, dividiram-se cinco, formando uma escala de doze notas.

DÓ – DÓ# - RÉ – RÉ# - MI – FÁ – FÁ# - SOL – SOL# - LÁ – LÁ# - SI
ÜÛ
SI – SIb – LÁ – LÁb – SOL – SOLb – FÁ – MI – MIb – RÉ – Réb -  DÓ.

Sendo: # (sustenidos) em sentido ascendente e b (bemóis) em sentido decrescente.
À essa Escala de doze notas, damos o nome de Escala Cromática, Diatônica ou Semitônica.

A menor distância que existe entre uma nota (som) e outra(o) é chamada de SEMITOM, e a distância entre duas nota é chamada de TOM. Observe:

DÓ –  DÓ#  -   RÉ  –   RÉ#  - MI – FÁ – FÁ# - SOL – SOL# - LÁ – LÁ# - SI – DÓ (Reinício)

Observe que a distância entre Dó e Dó# é de meio tom ou um semitom, e a distância entre Dó e Ré e de um tom. A distância entre Dó e Ré# e de um tom e meio, a distância entre Ré e Fá# é de dois tons e assim por diante, soma-se de meio em meios-tons e descobre-se a distância entre as notas da Escala.

Cada nota de uma Escala é chamada de Grau dessa Escala. Dentro da Escala Natural – de sete notas há sete Escalas. E na Escala Diatônica existem doze Escalas naturais.
Para descobrir cada Escala, basta iniciarmos de quaisquer das sete ou doze notas das Escalas e percorrermos o caminho, conforme escala padrão natural. Observe abaixo:

DÓ  –  RÉ   –   MI   –   FÁ   –  SOL  –  LÁ  –   SI   –   DÓ 
                                       T          T           ST         T            T            T          ST

ONDE:
T (um tom) e ST (semitom)

Se iniciarmos uma Escala em Ré, teremos:

RÉ   –   MI  –   FÁ#  –  SOL  –  LÁ  –  SI   –   DÓ#   -  RÉ
                                   T          T           ST         T            T            T          ST
                                                                                                          
Esta escala será chamada Escala Natural de Ré, porque começa com a nota Ré. E assim por diante... a escala que começa em Dó será chamada de Dó, etc.
Baseado na Escala Natural podemos criar variações e assim através disto descobrir novas possibilidades de combinações.

Harmonização Ú  é a propriedade da música que tem como objetivo combinar e organizar os sons de maneira que formem um conjunto em harmonia (que soa bem aos ouvidos).

Para definirmos o sentido de harmonização, tomaremos como exemplo o acorde de DÓ MAIOR.
O acorde de DÓ MAIOR é formado pela combinação de três sons:
– que é chamado tônica, porque é ele quem dá nome ao acorde e porque é o que soa mais destacado.
Mi – que é chamado terça porque é o terceiro grau, partindo da tônica;
Sol – é chamado Quinta porque é o quinto grau, partindo da tônica.
Graus:

Usamos a escala cromática de Dó maior como exemplo.

ESCALA CROMÁTICA DE DÓ MAIOR

GRAUS
DÓ #
RÉ#
MI
FÁ#
SOL
SOL#
LÁ#
SI
GRAUS
-
-
-
-
-
NOME DOS GRAUS
TÔNICA
SEGUNDA MENOR
SEGUNDA MAIOR
TERÇA MENOR
TERÇA MAIOR
QUARTA JUSTA
QUINTA DIMINUTA
QUINTA JUSTA
QUINTA AUMENTADA
SEXTA JUSTA
SÉTIMA MENOR
SÉTIMA MAIOR
SÍMBOLOS
T
2m
2M
3M
3m
4
5
5+
6
7m
7+

Os acordes (harmonias) são nada mais que pilhas de notas que pertencem a mesma escala.
Para isso vamos dispor a escala de Dó maior assim:

Partindo do primeiro grau:

DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

Partindo do terceiro grau:
MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ –  RÉ
Partindo do quinto grau:
SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ –  RÉ – MI – FÁ

As notas empilhadas ficam assim:

MI
SOL
SI

MI
SOL
SI
MI
SOL
SI
MI
SOL
DÓ MAIOR
RÉ MENOR
MI MENOR
FÁ MAIOR
SOL MAIOR
LÁ MENOR
SI MENOR C/ QUINTA MENOR
*

Existem dois tipos de harmonias:

Tríades -  que é formada por três graus da escala, no caso de Dó maior:
Ú  Tônica do acorde
MI Ú  Terça do acorde
SOL Ú  Quinta do acorde
A tríade é um tipo de harmonia consonante, porque seus graus combinam-se perfeitamente, formando um som definido.

Tétrades -  que é formada por quatro graus da escala, no caso de Dó maior:
Ú  Tônica do acorde
MI Ú  Terça do acorde
SOL Ú  Quinta do acorde
SI Ú  Sétima do acorde
A tríade é um tipo de harmonia dissonante, porque seus graus quando soam juntos dão um idéia de desarmonia, mas pertencem à mesma escala.

Maior ou menor ?
Um acorde é maior quando sua Terça (terceiro grau) é maior.
Para que seja maior é preciso observar a seguinte regra:

DÓ –  RÉ –  MI –  FÁ – SOL –  LÁ –  SI –  DÓ

                                               1t      1t        ½ t     1t         1t       1t     ½ t


Observe o caminho que fez a escala de Dó maior, conforme explicado anteriormente.

Um tom de Dó à Ré, um tom de Ré à Mi, meio tom (semitom) de Mi à Fá, um tom de Fá à Sol, um tom de Sol à Lá, um tom de Lá à Si e meio tom de Si à 8ª (Dó)
Agora contado de Dó (1º grau) a Mi (3º grau) são exatamente dois tons.
Então quando a distância entre a Tônica e a Terça forem de dois tons, a Terça será maior.
Agora conte da Tônica até a 5ª (Sol), serão três tons e meio. Quando a distância entre a tônica e a 5ª forem de três tons e meio a 5ª será maior.
Confira:

Todo acorde, como já vimos anteriormente, é formado por três graus maiores, que são:  1º (tônica), 3º (Terça) e 5º (Quinta). Então a tríade de Dó maior será:

                                             

Dó                                                     (Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó)         
Mi                                                               
Sol                                                             

Quando a Terça de um acorde for menor (se a distância entre a tônica e a Terça for de um tom e meio) o acorde também será menor. Veja no exemplo:


Dó                                                     (Dó - Ré - Mib - Fá - Sol - Láb - Si - Dó)
Mi bemol (ou Ré sustenido)
Sol

                        

Sustenido e bemol são formas diferentes de representar os semitons.


Enquanto sustenido (#) representa meio tom subindo na escala, bemol (b) significa meio tom descendo na escala.

Existem uma vasta complexidade na harmonização, isto dá-se porque existem infinitas combinações. Mas cada tipo de harmonia têm um escala como origem.
Para defini-las foi preciso criar escalas, que são chamadas gregas, pois têm seu princípio baseado nos estudos da música grega. São elas:
 
Jônio

DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ


Dórico

RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ


Frígio

MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI


Lídio

FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ


Mixolídio

SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL


Aeólio

LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ


Lócrio

SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI


Toda escala, como já foi explicado, têm sua formação na escala Cromática:

DÓ – DÓ# - RÉ – RÉ# - MI – FÁ – FÁ# - SOL – SOL# - LÁ – LÁ# - SI


TÉTRADES (DISSONANTES)

Toda tétrade, como já vimos, têm como formação quatro graus. E esses graus seguem o mesmo padrão da tríade, ou seja, são notas empilhadas, que, de acordo com sua posição terão um nome específico.

Ex.:
A tétrade de  Dó maior

Escala natural maior ÚDÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ

Começando da Tônica Ú MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ  – RÉ – MI
Começando da Terça Ú SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL
Começando da Quinta ÚSI – DÓ– RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

Então vemos que a tétrade de Dó maior formada pelo empilhamento das notas, sequenciando de três em três graus, formamos um acorde maior com uma sétima maior.

C7M

Vamos analisar as tríades
Como já vimos, a tríade é formada por três graus (1º, 5º e 6º graus).
A tríade muda de nome de acordo com sua formação:
Para mudarmos sua formação devemos analisar os intervalos que existem entre um grau e outro.
Vejamos:

DÓ – DÓ# – RÉ – RÉ# – MI – FÁ – FÁ# – SOL – SOL# – LÁ – LÁ# – SI – DÓ


Como já podemos observar, a escala acima é uma escala cromática. Que é formada por semitons, e por ela ter começado em DÓ será chamada de escala cromática de DÓ MAIOR.
Baseado nisto vamos estudar os intervalos entre uma nota (grau) e outra.



QUADRO DE INTERVALOS DE DÓ MAIOR
SUSTENIDOS

BEMÓIS
INTERVALOS
NOME
*
INTERVALOS
NOME
DÓ a RÉ
2ª maior
ou
DÓ a RÉb
2ª menor
DÓ a RÉ#
2ª aumentada
ou

DÓ a RÉ

2ª maior
DÓ a MI
3ª maior
ou
DÓ a Mib
3ª menor
DÓ a FÁ
3ª aumentada ou 4ª justa
ou
DÓ a MI
3ª maior ou 4ª diminuta
DÓ a FÁ#
4ª aumentada
ou
DÓ a FÁ
4ª justa
DÓ a SOL
5ª justa
ou
DÓ a SOLb
5ª diminuta
DÓ a SOL#
5ª aumentada
ou
DÓ a SOL
5ª maior
DÓ a LÁ
6ª maior
ou
DÓ a LÁb
6ª diminuta
DÓ a LÁ#
6ª aumentada
ou
DÓ a LÁ
6ª maior
DÓ a SI
7ª maior
ou
DÓ a Sib
7ª menor
DÓ a DÓ
7ª aumentada ou 8ª justa
ou
DÓ a SI
7ª maior

DÓ a DÓ#

8ª aumentada
ou

DÓ a DÓb

8ª diminuta
DÓ a RÉ
9ª justa
ou
DÓ a DÓ
8ª justa
DÓ a RÉ#
9ª aumentada
ou
DÓ a RÉb
9ª diminuta
DÓ a MI
10ª maior
ou
DÓ a RÉ
9ª maior
DÓ a FÁ
10ª aumentada ou 11ª justa
ou
DÓ a Mib
10ª menor
DÓ a FÁ#
11ª aumentada
ou
DÓ a MI
10ª maior
DÓ a SOL
12ª justa
ou
DÓ a FÁ
11ª justa
DÓ a SOL#
12ª aumentada
ou
DÓ a SOLb
12ª diminuta
DÓ a LÁ
13ª maior
ou
DÓ a SOL
13ª maior
DÓ a LÁ#
13ª aumentada
ou
DÓ a LÁb
14ª diminuta
DÓ a SI
14ª maior
ou
DÓ a LÁ
14ª maior

Como mostra a tabela acima os graus dependem do acidente (# ou b) para serem identificados.
Se for # (sustenido) serão maiores ou aumentados
Se for b (bemol) serão menores ou diminutos.
Trabalhando com as tríades veremos que existem quatro tipos delas:

ª) sendo:
DÓ   T (tônica)
MI     3ª (Terça maior)            TRÍADE NATURAL
SOL  (Quinta maior)




DÓ   T (tônica)
MIb   (Terça menor)        TRÍADE MENOR
SOL  (Quinta maior)





DÓ   T (tônica)
MI   (Terça maior)                     TRÍADE AUMENTADA
SOL#   (Quinta aumentada)



DÓ   T (tônica)
MIb   (Terça menor)                  TRÍADE DIMINUTA
SOLb  (Quinta maior)
 
 
Vamos analisar agora as tétrades

A tétrade têm sua formação parecida e originária da tríade, só que com um grau a mais. Esse grau é justamente uma Terça maior (partindo da Quinta) exemplo:

 

Partindo da Tônica:

DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI



2 tons - então é uma Terça maior

Partindo do terceiro grau:
MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ –  RÉ





1 tom e ½ - então é uma Terça menor

Partindo do quinto grau:
SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ –  RÉ – MI – FÁ


2 tons - então esta é uma Terça maior.

Empilhando as notas
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI
MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ –  RÉ
SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ –  RÉ – MI – FÁ
SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ –  RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ   nova seqüência partindo do sétimo grau.
Dessa forma nós temos as tétrades de Dó maior. E seus nomes serão:


GRAUS

ESCALAS

MI
SOL
SI

MI
SOL
SI
MI
SOL
SI
MI
SOL
SI
MI
SOL
SI
NOMES
DÓ COM SÉTIMA MAIOR
RÉ MENOR COM SÉTIMA MENOR
MI MENOR COM SÉTIMA MENOR
FÁ COM SÉTIMA MAIOR
SOL MAIOR COM SÉTIMA MENOR
LÁ MENOR COM SÉTIMA MENOR
SI MENOR C/ QUINTA MENOR E SÉTIMA MENOR
*

Outros tipos de escalas:

CROMÁTICA

A escala cromática  é formada por ½ e ½ tons, isto chama-se simetria, porque são distâncias iguais.

 

HEXAFÔNICA

Agora temos a escala hexafônica.

A escala hexafônica é formada de tom em tons:

DÓ – RÉ – MI – FÁ# - SOL# - LÁ# - DÓ

DIMINUTA


Formada de um tom e meio consecutivos:

DÓ – RÉ – MIb - MI- FÁ – SOLb – LÁb - SIbb – DÓ


PENTATÔNICA


A escala pentatônica origina-se da escala maior, na verdade é uma escala maior sem os 4º e 7º graus:

Exemplo:
Escala maior (modo Jônio)                                                  Escala pentatônica maior

DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI                              DÓ – RÉ – MI – SOL – LÁ

Diz-se pentatônica porque é formada de apenas 5 graus.

Existem também as escalas harmônicas e melódicas

Estas escalas são muito usadas porque geram uma série importantes de novas combinações harmônicas. Mas para que se possa entender, preste atenção na explicação abaixo.

Toda escala maior têm uma outra escala dentro dela, que é uma escala menor. E essa escala têm sua formação baseada da mesma forma que a tríade. A essa escala damos o nome de escala relativa e que começa no sexto (6º) grau da escala natural maior. Veja no exemplo abaixo:

Escala natural maior de Dó maior

DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ

Aqui começa a escala relativa menor.

Então a escala relativa menor de Dó maior será:

LÁ –    SI    –    DÓ   –    RÉ   –    MI    –   FÁ    –    SOL   –   LÁ
                                 1 t            ½ t          1 t         1 t           ½ t          1 t         1 t


Como você pode notar ela começa em Lá, portanto será a escala de Lá menor.

Mas voltando às escalas Harmônicas e Melódicas ...
Harmônicas
A escala harmônica é a mesma relativa, só que com o sétimo grau alterado. Ex.:

LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL #






























                               Sendo                  T      2ª M  3ªm     4J      5J   6m     7ªM

Analisando a escala:

                          LÁ  –   SI    –   DÓ  –    RÉ    –   MI   –   FÁ  –   SOL #   –  LÁ
                                 1 t         ½ t         1 t       1 t          ½ t          1 t         ½  t


·         Lembre-se que se a distância entre a Tônica e a Terça forem menor que dois tons a Terça será uma Terça menor, é o caso desta escala. Ela é uma escala menor por esta razão.
·         Lembre-se que se a distância entre a Tônica e a Quinta forem de três tons e meio a Quinta será uma maior. Neste caso a Quinta desta escala será uma Quinta maior.

Agora vamos empilhar as notas:

Partindo do primeiro grau:

LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# - LÁ
Partindo do terceiro grau:
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ
Partindo do quinto grau:
MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ –  RÉ – MI

Dispondo-os em ordem, a tríade de Lá menor será:

SI
MI
SOL#

MI
SOL
SI
MI
SOL

SI
MI
LÁ MENOR
SI
MEIO DIMINUTO
DÓ MAIOR
RÉ MENOR
MI MENOR
FÁ MAIOR
SOL # DIMINUTA
*

Agora o empilhamento para a descrição das tétrades:

Partindo do primeiro grau:

LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# - LÁ
Partindo do terceiro grau:
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ
Partindo do quinto grau:
MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ –  RÉ – MI
Partindo do sétimo grau:
SOL# – LÁ – SI – DÓ –  RÉ – MI– FÁ – SOL#

Dispondo-os em ordem, a tétrade de Lá menor será:

SI
MI
SOL#

MI
SOL#
SI
MI
SOL#

SI
MI
SOL#

SI
MI
SOL#
LÁ MENOR COM SÉTIMA MAIOR
SI
MEIO DIMINUTO
DÓ MAIOR COM 5 AUMENTADA E SÉTIMA MAIOR
RÉ MENOR COM SÉTIMA E DÉCIMA PRIMEIRA AUMENTADA
MI  MAIOR COM SÉTIMA MAIOR
FÁ MAIOR COM SÉTIMA MAIOR
SOL SUSTENIDO DIMINUTA
*

Se você observar nas escala gregas (Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Aeólio e Lócrio), que estão na página 4, vai  ver que a escala relativa menor chama-se Aeólio na escala de Dó maior. Mas devido à alteração que ela sofreu no sétimo grau (sol#), na Tétrade ela se chamará:

Aeólio7+ (Aeólio com sétima maior)
A sétima será chamada maior porque o sol é sustenido. Veja no quadro de graus na página 05.
A escala harmônica então terá o nome de AEÓLIO7+.
Agora, se separarmos os modos, começando da harmônica (AEÓLIO7+), teremos os agrupamentos harmônicos da relativa menor de Dó, no nosso caso é a Lá menor (6º grau da escala de Dó):
LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# - LÁ   modo AEÓLIO7+
SI – DÓ –  RÉ – MI –  FÁ – SOL# – LÁ – SI   modo LÓCRIO6
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ   modo JÔNIO5#
RÉ – MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ – RÉ   modo DÓRICO4#
MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ –  RÉ – MI Ú  modo MIXOLÍDIO6b9b
FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ –  RÉ – MI – FÁ Ú  modo LÍDIO9
SOL# – LÁ – SI – DÓ –  RÉ – MI– FÁ – SOL# Ú  ALT6/DIMINUTA
Veja só uma nova escala (ALT6/diminuta). Explicando-a:

Esta escala têm nome de escala diminuta (ALT significa alterado), então ela é uma escala diminuta alterada. Na verdade ela não é bem uma diminuta, e sim um arpegio diminuto. E o nome de diminuta é uma referência à tríade, o 7º grau dobrado bemol, conforme página 8 (DIMINUTAS).
Primeiro vamos entender o termo ALT (ALTERADA). Diz-se tríade alterada quando  uma tríade vem acompanhada de:

2b/9b que é 2ª menor/9ª menor
2/9 que é 2ª aumentada/9ª aumentada que também é uma 3ª menor
5b/11 que é 5ª diminuta ou 11ª aumentada que também é uma 5ª diminuta
5/13b
6b ou 6m  que é Sexta menor

Daí conclui-se que ALT se refere à:

SOL# – LÁ – SI – DÓ –  RÉ – MI– FÁ – SOL#
 T                 3ªm           5ªdim         6ªm  

Ou seja, neste acorde: modo que é o Sétimo grau da escala relativa menor, no caso uma escala harmônica, encontramos as características de ALT. Mas, simplificando, o ALT é uma escala que começa no 7º grau de uma escala relativa menor.

ESCALA MENOR MELÓDICA

A escala menor melódica é uma escala montada a partir da relativa menor, só que com os 6º e 7º graus aumentados. Veja no exemplo:

                                               LÁ –   SI –   DÓ –   RÉ –    MI –   FÁ# – SOL# –   LÁ
                                                     1t        ½ t       1t        1t          1t        1t        ½ t

E seus intervalos são:                  T       2M     3m      4J      5J       6M      7M

Se você montar a escala natural de Lá maior verá que a única diferença que há entre a maior e a menor melódica é a Terça, que é maior na maior, e menor na menor melódica. Conclusão: para tornar um acorde maior em menor basta diminuir a sua Terça.

Campo harmônico da menor melódica

TÉTRADES
GRAUS
Am7+
Bm7
C75#
D7
E7
F#º
G#º
*
SI
MI
FÁ#
SOL#
MI
FÁ#
SOL#
SI
MI
FÁ#
SOL#
SI
MI
SOL#
SI
MI
FÁ#
SOL#
MODOS
DÓRICO7+
FRÍGIO6
LÍDIO7/5+
MIXOLÍDIO 4#
MIXOLÍDIO 6b
LÓCRIO9
SUPERLÓCRIO
ou ALT7


Vamos agora trabalhar com as escalas gregas. Combinando-as.

Dispondo as escalas gregas, temos (as maiores):
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ Ú   modo Jônio
RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ– RÉ Ú  modo Dórico
MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ– RÉ– MI Ú modo Frígio
FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ– RÉ– MI– FÁ Ú modo Lídio
SOL – LÁ – SI – DÓ– RÉ– MI– FÁ– SOL Ú modo Mixolídio
LÁ – SI – DÓ– RÉ– MI– FÁ– SOL– LÁ Ú modo Aeólio
SI – DÓ– RÉ– MI– FÁ– SOL– LÁ– SI Ú  modo Lócrio

Arpegios:

Os arpegios são notas dos acordes que são executadas uma após outra.

Os arpegios de Dó maior (Jônio) são:

Tríade
DO – MI – SOL
Tétrade
DO – MI – SOL – SI

Como você pode observar usamos o modo Jônio e empilhamos, no caso da tríade, usamos os 1º, 3º e 5º graus. E no caso da tétrade usamos os 1º, 3º, 5º e 7º graus. Vamos fazer o mesmo com os demais modos.
Observe na separação, no quadro abaixo.

ARPEGIOS

TRÍADES

MI
SOL
SI

MI
SOL
SI
MI
SOL
SI
MI
SOL
MODOS
JÔNIO
DÓRICO
FRÍGIO
LÍDIO
MIXOLÍDIO
AEÓLIO
LÓCRIO
*

GRAUS

TÉTRADES

MI
SOL
SI

MI
SOL
SI
MI
SOL
SI
MI
SOL
SI
MI
SOL
SI
MODOS
JÔNIO C/ SÉTIMA MAIOR
DÓRICO C/ SÉTIMA MENOR
FRÍGIO C/ SÉTIMA MENOR
LÍDIO COM SÉTIMA MAIOR
MIXOLÍDIO C/ SÉTIMA MENOR
AEÓLIO C/ SÉTIMA MENOR
LÓCRIO DIMINUTO
*

















Veja que o Lócrio ganhou o nome de acorde diminuto. Isto porque seus 3º e 5º graus são bemóis (compare no quadro da página 6).


REPRESENTAÇÕES – SINAIS GRÁFICOS


Para representar os acordes foram criados sinais. As cifras (nome dos acordes) são identificadas por letras.

A     B     C     D     E     F     G
Lá    Si    Dó   Ré    Mi    Fá   Sol
E sinais como:
M - maior
+ - maior (quando estiver na frente dos 7º e 14º graus) e aumentada quando estiver na frente dos demais graus ou acordes (cifras).
–  - menor
m - menor
sus à acorde suspenso
º diminuto (quando estiver na frente de cifras) e grau (quando estiver na frente de números que representam os graus da escala.
# - sustenido
b - bemol
x - duplo sustenido (natural da escala)
bb - duplo bemol (natural da escala)
( ) - atenção !
(add) - acorde que não contém um dos graus que compõe a tríade, suprimida temporariamente durante a execução. Ex.: Dadd (Fá# - Lá)
Ø - meio diminuto. (tríade diminuta que contém o sétimo grau menor)
/ Ú  acorde com baixo ou estrutura alterada. Ex.: D (Ré – Fá# - Lá) estrutura normal D/A (Lá – Ré – Fá#) estrutura alterada (graus invertidos).

Transposição:

Transposição é quando queremos transportar uma música, tocada em um acorde qualquer, para ser tocada em outro acorde. Exemplo:

Temos uma música tocada em C (dó maior) e queremos toca-la em E (mi maior)

Então conte quantos tons tem de C a E -  Dois tons

Escala do acorde da música:

DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ

Escala que queremos tocar:

MI – FÁ# – SOL# – LÁ – SI – DÓ#– RÉ#– MI


Acordes comuns (exemplo) na música tocada em Dó maior

C7+    G/B  C5+  Am  Am/G  F7+   G7   C7  F  G  E  Dm7 G#7+  Gm7  

Contando dois tons (isto vale para todos os acorde comuns).

C7+  -   E7+
G/B  -  B7+
C5+ -  E5+
Am  -  C#m
Am/G  -  C#m/B
F7+ -  A7+
G7 -  B7
C7 -  E7
F -  A
G -  B
E - G#
Dm7 - F#m7
G#7+ - C7+
Gm7 - Bm7



MOITO BEM PESSOAL, ESTUDEM ESTE TÓPICO QUE EM BREVE TEREMOS MAIS INFORMAÇÕES SOBRE HARMONIZAÇÃO.......BOA SORTE.

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