terça-feira, 16 de novembro de 2010

IMPROVISAÇÃO




Estudo dos Acordes
Toda música possui um tom. Isto quer dizer, que toda música ao ser executada, deve obedecer à uma certo campo harmônico para que a sonoridade da música seja agradável.
Cada estilo Musical possui uma maneira de tratar seu campo harmônico, por exemplo, na Bossa Nova, as dissonantes (alterações de acordes) mais utilizadas são as Sétimas maiores, Nonas e Nonas Diminutas. Não que a Bossa não utilize outros acordes, porém são estas alterações que caracterizam o estilo. No Blues, a utilização de Sétimas menores é indispensável, enquanto no Jazz, as Décimas Terceiras, nonas, Sextas, e todas as alterações que se maginar, são aplicadas.

O que é campo harmônico ?
O Campo harmônico são aqueles acordes que naturalmente são aplicados na música de acordo com sua tonalidade.
Este campo obedece uma regra de percepção cujos acordes receberam nomes para que pudessemos teclar uma mesma música em qualquer tom.
Um campo harmonico natural possi:
Tônica(T), Dominante(D), Sub Dominante(S), Relativa da Tônica (RT), Relativa da Dominante (RD) e Relativa da Sub Dominante(RS).

Imaginemos a Tonalidade de Dó Maior, e pegamos sua escala harmonica:
Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré...
Contamos a partir da primeira nota os Graus, como:
1o, 2o, 3a, 4a, 5a, 6a, 7a, ... (Lê-se primeira, segunda, terça, quarta, ...)
A partir destas duas colocações, montamos os acordes possíveis dentro da Tonalidade que abaixo segue, contendo o Campo harmônico Naturais de Dó Maior.

Dó Maior:

C, Dm, Em, F, G, Am

Temos então :
Tônica : C - A partir do 1o Grau
Dominante : G - A partir do 5o Grau
Sub Dominante : F - A partir do 4o Grau
Relativa da Tônica: Am - A partir do 6o Grau
Relativa da Sub Dominante: Dm - A partir do 2o Grau
Relativa da Dominante: Em - A partir do 3o Grau



Veja também algumas outras tonalidades.
Si bemol Maior:
Escala: Sib, Do, Re, Mib, Fa, Sol, Lab

Campo: Bb, Cm, Dm, Eb, F, Gm


La Maior:
Escala: La, Si, Do#, Re, Mi, Fa#, Sol#

Campo: A, Bm, C#m, D, E, F#m


Sol Maior:
Escala: Sol, La, Si, Do, Re, Mi, Fa#

Campo: G, Am, Bm, C, D, Em




Tente agora montar o campo harmônico das seguintes Tonalidades:
Mi Maior:
Escala: Mi, Fa#, Sol#, La, Si, Do#, Re#

Mi Bemol Maior:
Escala: Mib, Fa, Sol, Lab, Sib, Do, Re

Bom Estudo !


- Adicione esta página a seus Favoritos que em breve ela será atualizada com mais novidades

Independência do Ouvido
Um dos maiores problemas dos músicos que recém estão começando na arte da
música é a independência do ouvido. Como é difícil para um leigo tirar aquela música favorita
daquele grupo favorito. "Puxa, só de ouvir aquele grupo já dá um nó na cabeça de tanta dissonância" - Essa frase já é trivial para os iniciantes, principalmente para aqueles tem um gosto refinado para Música como Roupa Nova, Tom Jobim, Hosana Music, entre tantos outras bandas ou grupos profissionalíssimos em harmonia.
Para tanto, é necessário que o músico pratique o ouvido, a maneira mais simples é começar aos poucos. Pegar segurança nos acordes naturais e os os relativos, e então daí em diante começa uma caminhada (que acredite, não é tão longa assim). Escute bastante diversos estilos de música (Atenção, não fique preso a um estilo único, isto pode provocar uma dureza no ouvido, pois cada estilo de música costuma utilizar certos tipos de acordes característicos), desde Rock, Balada, Pop, Baião, Reggae, Funk, Jazz, Blues, o que você puder ouvir, (todo respeito à musica sertaneja, "Essa dá pra descartar") e procure notar como os acordes são empregados. Inicialmente você vai achar meio estranho, às vezes parece impossível decifrar o acorde, mas não é. Procure, com o seu instrumento, a tonalidade da música, e então tente tirar um coro ou refrão, e só desista quando conseguir. Uma boa dica é prestar bastante atenção no contra baixo, pois toda a levada rítmica e definição harmônica é responsabilidade dele (Se você é contra-baxista talves seja mais fácil para você pegar a independência do ouvido.).

Mas para dar uma ajudinha, aqui vai uma sequência harmônica...
Toque-a até que ela entre no seu ouvido e que você saiba cantá-la de cor, inclusive de trás para frente...

Tente primeiramente esta: Dó Maior:
C, G, F, C, G/B, Am, Am/G, F, Fm6, F/G, F/G, C, G/B, Am, Am/G, F, D/F#, G4, G, C

Depois que estiver familiarizado com os acordes acima passe para o exercício abaixo:

Dó Maior:
C, Bm5-/7, E, Am, Am7, G#m7, Gm7, C7/9, F7+, Fm6, C/G, A7/5+, A7, Dm, Dm/C, G/B, E/G#, Am, Am/G, D/F#, C/G, G, C, Fm6, C

- Adicione esta página a seus Favoritos que em breve ela será atualizada com mais novidades

Bom Estudo !